Blog Criado em 30 de Agosto, 2009
Atualizado em 08 de Setembro de 2011
Bem-vindos ao A.M.E. - Arte, Música & Educação -, o site oficial do Professor e artista João Collares! Ele foi idealizado e construido especialmente para divulgação de seus trabalhos e futuros projetos, seja como autor de inúmeras obras já lançadas em projetos educativos nacionais ou também como compositor de uma vasta quantidade de material musical, abrangendo os gêneros clássico, pop e regional.

Este blog tem caráter exclusivamente informativo e promocional. Você encontrará aqui tudo o que precisa saber sobre a carreira artística e pedagógica de João Collares, além de sua agenda sempre atualizada, o que permitirá a você estar sempre por dentro dos eventos culturais, palestras e workshops nos quais ele frequentemente participa ou oferece. Aproveita bem sua estadia, participa, se informa e aguarda mais novidades!

João Collares - Vida de Artista e Educador!

João Collares - Vida de Artista e Educador!
Formado em música pela Universidade Estadual do Ceará, João Collares tem como companheiro, o acordeon que é responsável por um brilho todo especial, encontrado nas palestras e cursos que ministra pelo Brasil.

O tema principal abordado nesses eventos refere-se à importância da música na educação. Dono de um currículo extenso, João Collares participa de congressos, simpósios, bienais, onde divulga sua obra.

Foi matéria do programa Fantástico (Rede Globo) na década de 80 e posteriormente desenvolveu sua obra, que foi baseada no Sistema Aprendendo Através da Música.

A partir da década de 90, as gravadoras COMEP e Multimídia e a Editora Paulinas lançam em vídeo (DVD), CD e livro a obra intitulada por Ilha dos Sonhos, que apresenta temas relacionados à Ficção, Ciências Naturais e Geografia. Na seqüência foram produzidos mais cinco CDs que fazem parte da coleção Calendário Escolar Musicado. A coleção abrange inúmeros temas que estão ligados à história, folclore, português e datas comemorativas.

No Cinema participou do longa-metragem brasileiro Chega de Saudades de autoria do cineasta Luiz Bolognesi e direção de Lais Bodanzky.

Atualmente faz parte do projeto Nas Ondas da Leitura da Editora IMEPH, de Fortaleza, em que participa como compositor em parceria com escritores. Inúmeros projetos estão sendo estruturados para futuros lançamentos.

A linha educacional adotada pelo arte-educador João Collares é humanística. A música oferece uma linguagem desencadeadora de emoções e estímulos à interatividade.

Autoria do texto: Cristina Collares

Filme "Chega de Saudade" (2008)

Filme "Chega de Saudade" (2008)
Chega de Saudade

Elenco:


Tônia Carrero, Betty Faria, Cássia Kiss, Stepan Nercessian, Paulo Vilhena, Maria Flor, Elza Soares e João Collares (como o acordeonista e tecladista da banda).
Direção: Laís Bodanzky
Gênero: Romance
Distribuidora: Buena Vista
Estréia: 21 de Março de 2008
Duração: 95 min

Sinopse:

História ambientada durante uma noite de baile, num clube de dança em São Paulo. A trama começa ainda com a luz do sol, quando o salão abre suas portas, e termina ao final do baile, pouco antes da meia-noite, quando o último freqüentador desce a escada. O espectador acompanha, em uma única noite, os dramas e as alegrias de cinco núcleos de personagens freqüentadores do baile. Mesclando comédia e drama, Chega de Saudade aborda o amor, a solidão, a traição e o desejo, num clima de muita música e dança.

Prêmios:

* Melhor Trilha Sonora no 3º Prêmio Contigo de Cinema, 2009
* Prêmio especial do júri oficial no 31º Festival International Films des Femmes, em Creteil, França, 2009
* Melhor elenco feminino durante o 49º Festival de Cartagena (Colômbia), 2009
* Troféus Candango por melhor direção e roteirização e melhor filme pelo júri popular no Festival de Cinema de Brasília, em 2008.


Fontes: www.uol.com.br, www.rollingstone.com.br & www.cinemenu.com.br

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Livro de Visitas / Guest Book

Este é o meu Livro de Visitas. Você pode deixar aqui seus comentários e opiniões para a melhoria deste site. Sinta-se a vontade para dar sugestões. Todos os recados serão lidos e respondidos a medida do possível. Divulgue o site entre as pessoas que apreciam este tipo de trabalho e obrigado pela visita. Volte sempre!
*
This is my Guest Book. You can leave your comments and opinions here so that I can improve the blog. Feel free to give suggestions. All messages will be read and replied as soon as it is possible. Share this virtual place with other people who appreciate such kind of work. Thanks for your visiting. Come back soon!

25 comentários:

DJ TONY disse...

Meu amigo artista e educador, parabéns pelo site! Desejo todo sucesso e felicidade do mundo para você! Nem preciso dizer que sou fã do seu trabalho, né? Você é um ser humano dotado não só de muito talento, mas principalmente de muita luz e inspiração. Abençoado seja então você e tudo isso que te envolve. Grande abraço, meu amigo!

Tony

MÁBRILEY disse...

Meu querido amigo, professor e músico...
Parabéns pelo blog...ficou sensacional...vc merece receber os aplausos de todo o mundo...
Que Deus continue lhe abençoando e inspirando cada vez mais em suas obras maravilhosas...
Abraços do amigo/irmão
Mábriley

Anônimo disse...

Prof. João Collares

Estive em sua oficina , na II pedagógica Araxá, realizada pela conexa e quero lhe dar os parabéns. Com muita simplicidade, amor a Deus e muiiiiiiiiita alegria o senhor deu-nos a certeza de que a educação vale a pena quando estamos abertos ao bom humor e a arte da música.
Que deus o abençoe sempre e a toda sua família

Cida Barony disse...

Oi João (se assim posso chama-lo)
Sai de Nova Era,para participar do Congresso em João Monlevade cidade na qual trabalho como Coordenadora Pedagógica. Que beleza! Valeu a pena! A manhã fria de chuva foi esquentada pelo seu canto, seu sorriso e sua alegria de viver a vida assim como ela é.
Parabéns pelo belíssimo trabalho. Ah, meu filho de 4 anos AMOU o cd já criou algumas coreografias, não vejo a hora de utiliza-lo na sala de aula. Continue nos brindando com sua música. Afinal, quem canta reza duas vezes e eu quero continuar no cEU. Com carinho, Cida Barony (sua fã)

Unknown disse...

Oi, Professor Collares

Estive na Conferência em João Monlevade, cidade onde tbem trabalho. Sou agradecida ao Mestre pelo momentos que nos brindou com suas músicas e alegria contagiantes. Reforçou-me a certeza de fazer meu TCC (Pós Graduação em Educação Infantil)-"A arte da música na Educação Infantil ". Gostaria de, se possível, contar com sábia ajuda na elaboração do mesmo.
Que Deus continue iluminando e guiando seus passos e por onde passar....com certeza deixará sua marca musical de alegria .
Com carinho, Said Ambrósio

Unknown disse...

Tio João !!
Ha quanto tempo te procuramos - seus ex-alunos dos anos 70 e 80 do Sao Domingos lhe sao muito gratos por tudo
As escolas estao orfas de educadores como voce !!

Unknown disse...

Tio João, precisamos nos encontrar - seus alunos carecem de ti !

Aureliano

João Collares disse...

Ao querido amigo DJ TONY, obrigado por tudo, especialmente, por esse blog.

Apesar da data do seu comentário ter sido em 02/10/2009 e somente agora eu responder, peço desculpas e digo com a sabedoria dos antigos (antes tarde do que nunca). Confesso: eu tive a ajuda do nosso querido Wesley que me ensinou como eu responder. OK?

Se eu tenho esse blog maravilhoso devo a quem?

Dia 03 de fevereiro, ou seja: nessa próxima quarta-feira estarei chegando em Fortaleza para trabalhos pela Editora IMEPH. Ficarei 22 dias e ministrarei conferências e workshops pelo interior do Ceará. Nessa temporada eu vou gravar mais 06 música para o projeto "Nas Ondas da Leitura". O CD fica completo com 12 músicas.

Um grande abraço do João Collares

João Collares disse...

Querido Mabriley.

Obrigado por tudo, especialmente por me ensinar como responder aos comentários.

Já repondi do nosso amigo Tony e agora você.
Um grande agraço do João Collares

João Collares disse...

Anônimo de Araxá.

Apesar de não saber o seu nome, obrigado pelo comentário e divulgue o nosso blog. OK?

Adorei conhecer Araxá e poder plantar a nossa semente musical. Que as nossas músicas possam ajudar a educação dessa simpática cidade.

Um grande abraço do João Collares.

João Collares disse...

Cide Baroni - Que bom receber o seu comentário. Pode me chamar de João (o xará de Monlevade), João é o meu nome e eu gosto.

Fico contente que você tenha gostado da metodologia (estratégias) que apliquei em nossa oficina (míni workshop). Levar os nossos conteúdos musicais para educadores e a educação e algo que muito me agrada. Falar sobre a vida e a nossa missão espiritual, melhor ainda.

Divulgue o nosso blog. OK?

Um grande abraço do João Collares

João Collares disse...

Cide Baroni - Que bom receber o seu comentário. Pode me chamar de João (o xará de Monlevade), João é o meu nome e eu gosto.

Fico contente que você tenha gostado da metodologia (estratégias) que apliquei em nossa oficina (míni workshop). Levar os nossos conteúdos musicais para educadores e a educação e algo que muito me agrada. Falar sobre a vida e a nossa missão espiritual, melhor ainda.

Divulgue o nosso blog. OK?

Um grande abraço do João Collares

João Collares disse...

Said-Ambrosio.

Apesar da rápida passagem por João Monlevade, foi muito bom conhecer a alegria e entusiasmo dos professores (educadores) mineiros.

Obrigado pelos comentários e sucesso no TCC (Pós Gradução em Educação Infantil). "A arte da música na Educação Infantil é algo de muito importnte, pois, para mim, música é tudo de bom... Se eu puder ajudar com algo, vai ser um prazer.

Divulgue o nosso blog. OK?

Abraços do João Collares

João Collares disse...

Alex e Aureliano.

Meus queridos e saudosos ex-alunos do Colégio São Domingos.

Quanto tempo, em!? Desde o século passado!...

É muito gratificante saber que o tempo passou e o ex-professor Tio João continua no rol das boas lembranças.

Obrigado por essa lembrança e pelo Orkut com Tio João e a sua sanfona.

Dia 03 de feveriro de 2010 estarei viajando para uma temporada de 22 dias no Ceará, ministrando conferências e workshops e gravando músicas que compus para o projeto "Nas Ondas da Leitura" da Editora IMEPH de Fortaleza.

Meu telefone (11) 2973.7124 e Cel. (11) 9353.3064.

Um forte e saudoso abraço do Tio João

Anônimo disse...

oi mestre participei do congresso da APROFEM e fique sempre com sa suas dicas dentro de mim, foi muito bom , este ano que começar um projeto de musica na escola se possivel me de umas dicas como começar estou perdida não sei como começar bjs maristela varellamari@hotmail.com

Anônimo disse...

Caro professor, certamente não se lembrará de mim, mas fui seu aluno no Colégio São Domingos, nos idos de mil novecentos e setenta e tantos, e jamais esquecerei do "Tio João", professor inesquecível a quem devo meu amor pela música até hoje. Saudades das aulas de violão e das festas juninas. Saúde e muitas felicidades, João Paulo Faustinoni e Silva

Prof Sergio Vieira disse...

Em primeiro lugar foi uma grande satisfação recebe-lo em nossa escola e dar uma "aula show" para nossos alunos do segundo ano do ensino fundamental. Gostariamos de afirmar e reconhecer essa metodologia, que integra a música, movimento, oralidade, percepção... Nossas crianças e professores adoraram o movimento, que revitalizou a sala de aula naquela tarde. Parabéns, Professor e equipe da IMEPH!

Prof. Sergio Vieira e Equipe
E.E.F. Elias de Sousa - Itaitinga-Ceará

Valquiria disse...

Professor Jõao Collares..
Queremos agradecer pela aula show que nos proporcionou,enfatizando a música como um dos grandes instrumentos do ensino- aprendizagem, para as crianças do segundo ano do ensino fundamental em nossa escola.
Obrigada e parabéns
Valquiria Fonseca
Coordenadora Pedagógica
Escola Elias de Sousa Itaitinga-Ce

Anônimo disse...

Professor Joao Collares, sou Gerardo Marques. Estive naquela palestra realizada por voce em Vicosa do Ceara no mes de abril. Gostei muito daquelas musicas com slides do Projeto nas Ondas da Leitura. Gostaria que o senhor enviasse aquele slide para mim. Meu e-mail e este. gerardo-marques@bol.com.br

Atencao, as palavras estao sem acentuacao, porque o teclado que estou usando nao funciona direito.
Gerardo Marques. Um abraco...

Enir Mendonça disse...

Meu amigo, artista e educador, parabéns pelo seu blog...
Desejo-lhe sucesso, muita luz e inspiração.
A beleza do seu sorriso, a leveza dos seus gestos a sonoridade do seu acordeon e a delicadeza da sua voz contagia a todos.
Que sua vida seja um POEMA de AMOR e DEUS será ledor desse POEMA.
Obrigada pela sua alegria.
Abraços da nova amiga.
Enir Mendonça

Geraldo Uchôa disse...

Prof. COLLARES. Tive a honra de conhecê-lo pessoalmente num trabalho de gravação de 3 novas músicas de sua autoria com o meu humilde violão de 7 cordas no estúdio do excelente acordeonista ADELSON VIANA. Você é brilhante com o seu trabalho. Espero vê-lo sempre que vier a Fortaleza. Abraço grande. GERALDO UCHOA

Professora disse...

Professor Collares,
Gostaria de parabenizá-lo pelo seu brilhante trabalho.Obrigada por nos proporcionar encontros maravilhosos com a cultura.

Planejamento infantil disse...

Bom Dia!
Material de Apoio:
Este material de apoio tem como base o referencial curricular nacional.
Modelo de planejamento focado nos eixos norteadores: linguagem, matemática, artes, música, movimento e natureza e sociedade.
Com diversas sugestões de atividades, conteúdos e objetivos para as faixas etárias de 0 à 6 anos.

Exemplo: Eixo: MATEMÁTICA
CONTEÚDO: Noções de medida. Capacidade
ATIVIDADE: Fazer experiência usando materiais concretos. Em qual caneca cabe mais água?
Quantos copos pequenos cabem no grande? etc
Este é apenas um exemplo de uma série que existe neste material de apoio.

Todos os conteúdos abordados no material são muito importantes na educação infantil, pois se bem trabalhados a criança sairá com uma base sólida para o ensino fundamental. Visto que devem sempre evidenciar o lúdico que é a essência da educação infantil.
Plano para Gestores:
( área administrativa, pedagógica e comunitária )
Acesse o nosso site:
http://www.planejamentoinfantil.com.

Anônimo disse...

Some men in this regionwear too long pants/trousers

Escola Popeye disse...

João Collares,
Sou diretora da Escola Paraíso Infantil Popeye, localizada no Rio de Janeiro, Lagoa. Gostaria de uma comunicação com você.
Meu email é: popeyelagoa@hotmail.com
Não consegui seus CDs nas Paulinas.
Agradeço o retorno, Glorinha